Um pequeno município goiano,de repente transformou-se em um importante pólo turístico,com projeção nacional.
Quem vê o município hoje em dia não consegue associá-lo ao pequeno povoado que surgia no suporte da passagem de boiadeiros que fazia em Três Ranchos a parada para descanso.
Com a construção da barragem de emborcação para utilizar o potencial energético do rio Paranaíba,a bacia hidrográfica do município foi modificada e os ribeirões juntamente com outros córregos e o rio Paranaíba foram transformados num imenso lago.

Este lago, formado pela construção da Usina Hidroelétrica de Emborcação pela CEMIG, passou a ser chamado lago azul,está situado nas divisas dos estados de Goiás e Minas Gerais e pertence ao município de Três Ranchos. O início da construção da barragem foi em primeiro de maio de 1977,e o enchimento total tem como registro 06 Agosto 1981.

A barragem possui 1.507mt de comprimento, 156mt de altura.A represa possui uma profundidade máxima de 176mt.O volume de água é, aproximadamente de 17,6 bilhões de metros cúbicos,numa área que abrange 446km², isto representa duas vezes o tamanho da Bahia de Guanabara.
Represadas,as águas do rio Paranaíba foram a principal causa de uma mudança radical na paisagem da região,que só era conhecida pelo garimpo de diamantes.com toda essa potencialidade a cidade é considerada o pólo mais promissor de Goiás.

O lago azul representa progresso e desenvolvimento,gerando melhores condições para quem visita o local e participa ativamente da economia do estado.Hoje,considerado preparado para acompanhar o crescimento do turismo,o município tem um constante aumento de seus serviços básicos para atrair turistas e investidores de várias regiões.

Traçando-se um roteiro turístico pelo estado de Goiás,Três Ranchos é ponto indispensável. É impressionante a beleza da cidade,quem conhece sempre volta.