1º Encontro de caiaqueiros


A organização do 1º Encontro de Pesca Esportiva de Caiaqueiros, que estava previsto para acontecer em Três Ranchos/GO, deverá ocorrer na cidade de Grupiara/MG. A mudança de cidade se dá pelo período da piracema que acontece no Estado de Goiás. Trata-se do período de desova dos peixes que iniciou no dia 1º de novembro e encerra em 28 de fevereiro de 2020.

Já no Estado de Minas Gerais a pesca esportiva poderá ocorrer mediante restrições conforme as informações do Instituto Estadual de Florestas (IEF) MG - na Piracema só podem ser pescadas espécies alóctones, exóticas, híbridas ou autóctones – todas não híbridas e no limite de três quilos diários. Além disso, a pesca deve ser realizada em trechos com distância mínima de mil metros a montante e a jusante dos rios, represas, barragens e lagos, isso porque, na Piracema, as cabeceiras dos mananciais são o destino dos peixes para a reprodução.
E também conforme as regras para pescaria definidas pelo mesmo Instituto Estadual de Florestas (IEF) MG, nas portarias 154, 155 e 156, de 2011.

Os organizadores informam que esse momento também, será para conscientizar os pescadores sobre a importância da piracema na preservação das espécies.



O evento acontece nesse sábado (09) a partir das 6 h com um delicioso café da manhã aos participantes no Empório Siqueira em Três Ranchos, em seguida todos os competidores seguem para a largada a partir da balsa de Grupiara/MG por volta das 7h00

O encerramento dar-se-á no clube Marinas de volta em Três Ranchos/GO ás 19h00.